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sábado, 14 de agosto de 2010

Projeto Do Atendimento Curricular Específico De Ceilândia- 2010

O Atendimento Curricular Específico de Ceilândia, funciona na Escola Classe 03 e é oferecido aos alunos DA/surdos da primeira fase do ensino fundamental.
Baseado na orientação pedagógica da Secretaria de Educação do Distrito Federal, onde é afirmado que "A aquisição de uma língua pela criança DA/Surda não ocorre de forma natural como ocorre a aquisição da língua oral pela criança não surda. O aprendizado da Língua Portuguesa Oral requer um trabalho especializado, vez que é aprendida por outros canais que não o auditivo e é um grande desafio na educação do surdo, objeto de muitas pesquisas, uma vez que o aprendizado será independente da língua oral.
A aquisição da Língua Brasileira de Sinais pelo surdo, embora seja a que mais naturalmente ele adquire, fica impossibilitado de desenvolvê-la por falta de contato com a língua, tendo em vista seus pais e familiares não a dominarem. Dessa forma, o aprendizado dessas línguas ocorre dentro de um atendimento complementar para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental."

O atendimento é distribuido em:
Língua Portuguesa (modalidade oral)
Língua Portuguesa (modalidade escrita)
Estimulação sensorial/auditiva e rítmica
Língua de Sinais (LIBRAS)

Neste ano de 2010 o atendimento está sendo oferecido aos alunos das seguintes escolas de Ceilândia:
Escola Classe 03; Escola Classe 06; Escola Classe 15 e Escola Classe 64.

Os objetivos gerais do atendimento são:
-oferecer atividades e recursos que promovam a independência, a criatividade, a auto-estima e a confiança no aluno;
-oferecer materiais concretos, audiovisuais, para a aquisição da lingua oral e escrita;
-proporcionar a estimulação sensorial/auditiva e rítmica, através de dramatizações, materiais concretos e da fonética;
-oferecer o significante e o significado das palavras para que o aluno concitue, vivencie, classifique e aplique no cotidiano.

Objetivos específicos:
ampliar a capacidade de concentração;
ampliar conceitos;
ampliar vocabulário para sua utilização no cotidiano e na Língua Portuguesa;
estabelecer conversação;
expandir as noções temporais;
identificar sequência lógica dos fatos através de histórias;
reconhecer palavras estudadas e utilizá-las em frases, textos e produções de textos;
associar palavras ao uso concreto e no cotidiano escolar;
associar ao objeto,leitura labial ou audição;
dramatizar histórias;
utilizar no dia-a-dia o vocabulário estudado;
identificar noções e conceitos;
estabelecer diálogos.

Estratégias/Recursos:
retirar personagens; noções, vocabulário e verbo das histórias a serem trabalhadas durante o ano;
ampliação de conceitos;
utilização do vocabulário no cotidiano;
confecção e exploração de cartazes;
confecção de livros;
sequenciação de fatos através de gravuras, desenhos e dramatizações;
dramatização de histórias e frases;
registro através de desenhos;
estruturar frases gramaticais;
trabalho com argila;
confecção de maquetes;
elaboração de diálogos;
trabalho com fonemas e pontos de articulação;
utilização de audiovisual, desenho, recorte e colagem;
utilização de cartão-conflito, caça-palavras, bingo de palavras e jogos pedagógicos;
associação de língua de sinais e língua portuguesa escrita;
produção e estruturação de frases e textos.

Avaliação
A avaliação está sendo feita durante o processo e no final de cada semestre, através de exposição de trabalhos, análise das atividades desenvolvidas e comparação de desempenho e aproveitamento dos alunos, junto com os pais em reunião semestral.

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